Aula -1
Texto: "Quem eu sou, faz a diferença"
Reflexão: Concluir que precisamos nos voltar para as qualidades tanto nossas
quanto das pessoas de nosso convívio, pois só assim poderemos nos relacionar
melhor. Com isso não estamos deixando de perceber as dificuldades e defeitos,
tanto em nós como nos outros, mas quando as pessoas se sentem reconhecidas e os
laços de afeto são fortalecidos a maioria das pessoas tende a se esforçar para
dar o melhor de si e com isso minimizar seus defeitos e dificuldades.
Dinâmica: Balão no pé.
Atividade: Entregar mais uma plaquinha para cada um do grupo e pedir para que entregue para algum familiar ou amigo.
Alunos participantes:
Aula - 2
Texto: "O Sonho dos Ratos" (Rubens Alves)
Dinâmica: Dinâmica dos nomes + substantivo com a primeira letra do nome.
Reflexão: Será que toda pessoa muda quando assume o poder? Ou seja, será que todo rato vira gato? Como está a política no Brasil?
Gramática: Substantivo x adjetivo.
Escrever um substantivo acompanhado de adjetivos. Exemplos;
§ Armário alto;
§ Berço baixo;
§ Cadeira cruzada;
§ Deck duro;
§ Esquadro escuro;
§ Fechadura firme;
Recortar imagens de revistas e colar no Livro dos Sonhos.
Aula 3
Dinâmica dos nomes + adjetivos;
Leitura: Canção do Exílio - Gonçalves Dias;
Vídeo : "Quem mexeu no meu queijo"
Reflexão: Qual é o seu queijo?
Gramática
Aula 4
Dinâmica dos nomes + um gesto;
Leitura: A formiguinha e a neve - Braguinha;
Gramática: Recortar palavras aleatórias e depois encaixá-las nas classes gramaticais.
Leitura: A formiguinha e a neve - Braguinha;
Gramática: Recortar palavras aleatórias e depois encaixá-las nas classes gramaticais.
Leitura: CHAPEUZINHO VERMELHO - versão de Charles Parrault;
Reflexão:
- Será que tudo o que lemos tem um fundo de verdade? Mesmo os contos de fadas?
- Por que e para que escrevemos?
- É importante conhecer o gênero textual para realizar uma leitura com compreensão?
- Produção Textual
- Produzir um texto a partir da leitura da Crônica "A Velha contrabadista" de Stanislaw Ponte Preta.
b) Carta formal ao chefe da Polícia federal;
c) Texto Jornalístico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário